Jornal FP
Dois assuntos vêm atraindo a atenção da rapaziada no início desse segundo semestre: a demolição das barracas de praia e a proibição de se fazer xixi na rua.
Eles ganharam ainda mais força agora, pois o último domingo pode ter sido o derradeiro de boa parte das atuais estruturas de comércio irregulares nas praias de Salvador, já que as demolições impostas pela Justiça Federal começarão no dia 13, a próxima sexta-feira.
A determinação judicial saiu em março deste ano quando a Justiça Federal decidiu que nenhuma barraca de praia na cidade poderá ocupar espaço na orla marítima. Além dos donos das barracas, a medida afetará funcionários, baianas de acarajé e vendedores que comercializam em caixas de isopor fixos.
A demolição vale para as barracas instaladas desde Ipitanga até Tubarão, incluindo as ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.
Essa medida, que está gerando preocupação em centenas de barraqueiros e em alguns amantes da cervejinha com tira-gosto, parte de um pressuposto básico: a área do mar é patrimônio da União. Deveriam ser presos, portanto, os administradores que outrora concederam licença para barraqueiros se apoderarem de uma área pública sagrada.
A expectativa agora é que a Prefeitura tome vergonha e limpe e urbanize a orla de Salvador com equipamentos de lazer e para prática esportiva, como ocorre na grande maioria das praias do mundo. E olhe que muitas delas não tem nem metade do charme e beleza das de Salvador.
Quanto à proibição de se fazer xixi na rua, eta decisão polêmica.
Um guarda municipal que prefere não se identificar afirma que essa medida não funcionará. “Já pensou como será se a gente tiver de prender todo que mundo que age assim? Já não sobra espaço nas cadeias agora, imagine se todos os mijões forem presos”, disse o guarda com autoridade de quem também dá sua mijadinha nas árvores.
Uma das soluções seria instalar vários banheiros nas ruas da cidade, aliás milhares de banheiros. Pois como já se foi divulgado nas estatísticas, Salvador como a cidade de que mais se faz xixi na rua vai precisar de muita infra-estrutura para esse caso.
Esperamos mais uma vez que a prefeitura se mobilize em relação aos locais onde a população será autorizada a fazer seu xixizinho quando a vontade apertar, em vez de ficar preocupada pra onde levar a quem desobedecer a lei.
Vamos acompanhar o desenrolar dessas medidas polêmicas e queremos, no entanto, saber sua opinião. O FPB aguarda o seu comentário.
quanto as barracas,a prefeitura,a sucon,a sesp,sei lá quem ! deveriam fazer uma limpa tambem na praia do porto da barra,pois aqueles barraqueiros que ali se encontram,fazem xixi e cocô nas pedras.que absurdo !!! deixa betao e edson e pronto... viu JOAO HERRINQUE ?!? hehehehe...
ResponderExcluirDemorou. A nossa orla e o Porto ficarão mais bonitos.
ResponderExcluirVai ter banheiro na praia?
ResponderExcluiresse verão promete
ResponderExcluirO blog é sobre o futevolei e o Porto da barra e não sobre assuntos polémicos de nossa cidade.Na proxima materia faça alguma ligação com a realidade de nossa praia favorita, a priori é apenas um assunto polémico da cidade.Esse blog nao é o correio da bahia ou a tarde...
ResponderExcluirGalera, tô com o Marquinhos...
ResponderExcluirSenhor redator, por favor não mude o foco do Blog. Divulgue notícias somente relacionadas ao nosso lindo esporte, porque senão logo logo isso aqui virará uma tribuna política.
A saída ou não dos barraqueiros da praia tem a ver com o futevolei do Porto,ou não?
ResponderExcluir