sexta-feira, 12 de março de 2010

Mergulhadores e surfistas recolhem lixo do mar da Barra


Jornal FP

“Algumas pessoas tem consciência e jogam o lixo no lixo, já outras são muito mal-educadas e acham que o lugar do lixo é no mar, essas ainda tem muito que aprender”. Foi o que disse Beatriz, 12 anos, moradora do bairro e indignada com a situação do lixo encontrado no mar da Barra.

Matéria. publicada no Terrra Magazine e indicada pelo brother Ramon, mostra que dez dias depois do carnaval, um grupo de amigos mergulhou no Farol da Barra para confirmar um boato de que havia grande quantidade de lixo espalhada no fundo do mar.

Segundo o relato dos mergulhadores, eram cerca de 1500 latinhas de cerveja e garrafas plásticas - resultado direto do carnaval que ocorrera na praia do Porto da Barra.

Eles decidiram não retirar o lixo naquele momento, ao invés disso tiraram algumas fotos e tentaram, inutilmente, sensibilizar algum meio de comunicação.

O jeito foi mobilizar amigos e nadadeiras. Quatro mergulhadores armados apenas com sacos de lixo, snorkel, pés-de-pato, pranchas de surf e sacos de lixo eles coletaram o que encontraram em algumas horas.

Para que tudo não acabasse ali, também filmaram e fotografaram a retirada.

Um dos grandes colobaboradores de ações ecológica como essa é João, o popular "Cabeça". Ele, que é mergulhador e frequentador do Porto da Barra, vem fazendo sua parte na esperança de que outtras pessoas também colaborem.

As fotos e o relato completo podem ser encontradas no site da ONG Global Garbage.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de divulgar a ação.
    São atitudes aparentemente pequenas como essa que conscientizam as pessoas.
    Vamos cuidar bem do nosso Porto da Barra!

    ResponderExcluir