sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

E quando bater a fome na praia...



Jornal FP

O FPB organizou um guia gastronômico para quem está no Porto e quer curtir esta temporada se alimentando bem e de forma saudável.

A primeira recomendação é evitar a compra de comida de vendedores que têm pouco ou nenhum cuidado com a higiene. Lembre-se que no verão o índice de intoxicações alimentares tende a aumentar.

Fique atento também a questão das altas temperaturas, pois o calor aumenta a perda de água pelo corpo através da transpiração. Para repor essa perda, é importante beber muito líquido (de preferência sucos e água).


E quando o assunto é ingestão de líquido, a grande pedida são os tradicionais sucos de Tiganá. Com uma variedades de sabores e sucos bem gelados, ele tornou-se uma das figuras mais populares e queridas da Barra.

A água de coco e o picolé também são ótimas opções. Os picolés mais saborosos são os da capelinha, porém vale lembrar que muita gente vem reclamando do preço, que está muito caro: R$ 1,50. E ainda por cima, a capelinha parece que deixou de lado alguns dos sabores mais apreciados pelos jogadores, a exemplo de pitanga, kiwi, jaca, abacate, pinha, tangerina...


No entanto, se o que você quer mesmo é apenas tomar uma cerveja gelada, opção no Porto é o que não falta. Atualmente três barraqueiros dividem a preferência da galera do fut. São eles Edinho, Beto e Papai Noel.

Outra boa escolha é o “suco completo”, vendido no Ponto do Açaí, bem em frente à praia. Este suco, que tem como carro-chefe o açaí, é uma verdadeira “bomba”. com ovo de codorna, amendoim, aveia, leite, xarope de guaraná e outros produtos que, misturados, valem por um almoço.


Agora se a fome bater à vera, o ideal é encarar um almoço de verdade. Aí a melhor opção é a quituteira Ana, ela comercializa pratos saborosos em frente ao Instituto Mauá. Se você ainda não experimentou o tempero dela, está na hora. No seu variado cardápio você encontra de frango assado á comida baiana, com destaque para as mais “pesadas" como cozido, maniçoba, feijoada, xinxim, sarapatel e rabada. Seus doces também são imperdíveis. Mas vai aqui uma dica: Chegue cedo, pois a fila para fazer o pedido do prato é grande e vem crescendo a cada dia. Vale a pena conferir.

Um comentário:

  1. Adoro esse blog... além de deixar o mundo informado sobre o Futevôlei do Porto, ainda nos enriquece com dicas maravilhosas de saúde,lazer e alimentação. rs

    Parabéns Maurício, excelente redação.

    Bjs

    ResponderExcluir