quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um bom saque exige técnica, estratégia e concentração

Jornal FP

O FPB inicia hoje uma série de pequenos textos sobre as habilidades básicas, popularmente conhecidas como fundamentos do futevôlei.

Os prinicpais fundamentos que um praticante precisa dominar de forma eficiente são o saque, o passe, o levantamento, o ataque e a defesa.

A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do futevôlei, sobretudo pela habilidade e criatividade de alguns ateletas muito técnicos, habilidosos e experientes.

Na estréia dessa série, vamos enfocar o saque.

O saque, sobretudo quando bem executado, é o primeiro ataque do jogo. É uma jogada individual, embora alguns atletas atribuam ao parceiro a culpa pelo erro do saque.

Para efetuar um bom saque, ter concentração é fundamental.

Hoje, na maioria das vezes, um bom atleta executa o saque de forma estratégica, avaliando previamente e de forma articulada com o parceiro o adversário que irá recepcionar a bola. Muitas vezes essa escolha é feita avaliando-se qual o adversário tem a melhor recepção. Outros já preferem sacar no adversário que tem o pior ataque, ou um ataque mais fácil de ser marcado.

A grande maioria dos sacadores sabe variar bastante o saque.

De fato, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos são o forte no fundo (“corta-pescoço”), o rasante rente à rede (“saque curto”), e o jornada nas estrelas, antes o preferido do grande sacador Paulinho Agulha, e o saque rodando – aquele no qual o sacador chuta com efeito.

Os especialistas aconselham que um bom saque se inicia com o preparo adequado do montinho. Existem atletas que sacam muito bem com um monte pequeno, bem rente à areia. Já outros, como o excelente sacador Kojak, preferem construir um verdadeiro Castelo de Grayskull.

Tem também grandes sacadores, como Caníggia, Zeca, Maurício, Kadron, Rogerinho e Itália, que preferem sacar com montes nem muito alto nem muito pequeno.

Em termos de estratégia, um dos saques que têm demonstrado mais eficiência é o que procura colocar a bola exatamente no meio da quadra, provocando a indecisão dos adversários. Outra boa tática é tirar o saque do peito do adversário, procurando colocar a bola no pé em que o atleta da recepção tem mais dificuldade.

A grande maioria dos sacadores prefere também bater na bola com a parte interna do pé. É que no saque chapado, quando executado com precisão e sem muita força, a bola costuma flutuar e descair, dificultando a recepção.

Outro saque mortal é aquele em que o atleta propositadamente saca forte na rede, fazendo com que a bola morra sem possibilidade de defesa na frente dos adversários.

O saque - como bem disse Renan, o Pelé do futevôlei - é uma arma que deve ser bem aproveitada.

8 comentários:

  1. FPB, este site é sucesso aqui em Prado também. Um abraço, galera do futevôlei. Aguardamo a vsta e você aqui no Extremo Sul do Estado.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    O texto está excelente e é de grande valia para atletas iniciantes como eu, mas o que mais me chamou atenção na matéria foi a sunga fashion de Zeca, que com certeza foi comprada na Alameda das Grifes do Shopping Iguatemi.
    Abraço,
    Ramon.

    ResponderExcluir
  3. tô sempre alertando meu parceiro,nao saque no peito do adversario nao! temos que quebrar a recepcao deles! é por isso que eu saco,no pé,invertido,pingado,reto no meio dos dois(chapado) rsrsrs... tô aprendendo!

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, esquecestes de colocar Gustavao, o famoso baby, entre os bons sacadores.

    ResponderExcluir
  5. Bruninho de Itabuna-Ba10 de junho de 2010 às 13:13

    Aqui em Itabuna tem um garoto que saca muito bem de calcanhar. O nome dele e Vitor Hugo. Bom de bola. Voces precisam conhece-lo.

    ResponderExcluir
  6. APROVEITO O ESPAÇO PARA PARABENIZAR TAMBÉM UM EXCELENTE SACADOR E QUE TÁ ANIVERSARIANDO HOJE - 10/06...O NOSSO QUERIDO KOJAK, O HOMEM DO "TESTE DO PEZINHO" ...RSRS

    ResponderExcluir
  7. EEEEEEEEeeeaaaaa Kojak. Querido no mundo todo.

    ResponderExcluir
  8. Excelente explicação, espero agora aprendeer a sacar de todos os jeitos para dificultar os meus adversários. um abraço

    ResponderExcluir