domingo, 8 de novembro de 2009

História do futevôlei

Jornal FP

O futevôlei foi criado no ano de 1965, por Otávio Moraes, conhecido como Tatá. A idéia surgiu já que não era permitido bater bola na praia, o esportista resolveu jogar em uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado. Os amigos o acompanharam nesta aventura e assim foram surgindo as primeiras regras do novo esporte.

Três anos mais tarde, em 1968, um outro grupo liderado por Sérgio Brito Peixoto, o Cachorrão, introduziu o futevôlei em Constante Ramos, no Rio de Janeiro. Começando a se espalhar por Copacabana e posteriormente invadindo as outras praias cariocas.

Na década de 80, com a realização de campeonatos, o público em geral começou a se interessar por esta nova modalidade e consequentemente houve uma grande divulgação do futevôlei na imprensa nacional.

No ano de 1984 a mídia televisiva promoveu campeonatos interestaduais de duplas e em 1999 surgiu o Super Futevôlei 4x4, isto é, quatro jogadores de cada lado. Muitos jogadores profissionais de futebol aderiram em massa para o futevôlei e hoje vários craques como Edinho, Júnior, Doval, Jairzinho, Renato Gaúcho e Romário praticam futevôlei. O melhor jogador de todos os tempos no futevôlei se chama Renan Lemmers, do Rio de Janeiro e o praticante mais famoso ainda é o baixinho, Romário de Souza Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário