terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fundamentos

Jornal FP

Ataque

No quadro fundamentos a jogada em destaque de hoje é o ataque.

O ataque consiste em colocar a bola no campo adversário de forma a fazer com que o mesmo não tenha condições de devolvê-la.

Para isso é necessário enviar a bola com um grau máximo de dificuldade para a recepção do oponente. Os ataques podem ser:

Curtos, onde o atacante coloca a bola próximo da rede; Longos, onde a bola é colocada no fundo do campo; Na Diagonal, onde a bola cruza o campo adversário; Paralelos, onde a bola é colocada paralelamente às linhas laterais; Com força, onde o atacante golpeia a bola com violência fazendo-a ganhar velocidade.

O ataque pode ser realizado com os pés, coxas, canelas, ombros, peito, mas a cabeça é o ponto mais utilizado e mais eficaz na maioria das situações.

O tipo de ataque vai depender do posicionamento da dupla adversária e do atleta escolhido para efetuar a defesa, (geralmente ataca-se o atleta de pior ataque ou pior defesa) e das condições em que o parceiro coloca a segunda bola.

É fundamental para realizar um bom ataque, que a segunda bola esteja próxima da rede e a uma altura que permita realizar o ataque com um máximo de eficiência.


Um dos tipos de ataque muito ultilizados por alguns atletas hoje em dia é o tubarão, onde a bola é levantada na rede e o atleta passa a mesma para a quadra adversária com os pés. Esse tipo de ataque foi criado pelo atleta Léo Tubarão e hoje é difundido por muitos em todo país

3 comentários:

  1. É sempre legal conferir publicação nova no blog. Muito bom o texto guerreiro - informativo e didático. Aproveito para destacar os grandes atacantes Julius, Rogerinho, Diogo, Kojak, Caniggia, Vitinho, Marquinhos (Galeguinho), Maurício, Parede, Itália, Marquinhos de Ilhéus,Kadron. E o maior de todos, justiça seja feita: o eterno craque Agulha.
    Ele é o único do mundo que ataca com a parte externa do pé.

    ResponderExcluir
  2. Pelas fotos do teu blog, vejo que o fut da Bahia tem gatinhos lindos. Aqui em Aracaju nao é diferente. Amo a Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Leo Tubarão virou Leo Pititinga depois de perder pra todo mundo aqui na Bahia.

    ResponderExcluir