quarta-feira, 7 de abril de 2010

Peteca: exemplo de organização esportiva na praia

Jornal FP

Um dos esportes mais antigos da praia, a peteca é um exemplo de organização esportiva e associativismo por parte de seus praticantes. A turma de petequeiros é grande e reúne "jovens" de todas as idades.

Há quase quarenta anos com a filosofia de que o esporte é uma terapia para se obter uma melhor qualidade de vida, os jogadores dessa modalidade sempre preservaram acima de tudo a harmonia e a união entre o grupo.

Com essa linha de pensamento, podemos observar os brilhantes resultados como torneios e confraternizações super organizados realizados todos os anos pelos seus integrantes. Nessas ocasiões, como diz o povão, não tem miséria. A comida e a bebida rolam com fartura, ao som de uma tradicional banda "chupa-catarro", que anima tanto os banhistas quanto o público da balaustrada.

A organização da peteca envolve ainda a contratação de um barraqueiro para diarimente armar e desramar a rede e a marcação, a compra regular de petecas novas e até mesmo a colocação de uma placa (um tanto depedrada por vândalos) no paredão da praia com o nome: Grupo de Peteca do Porto da Barra.

Outro ponto que merece ser registrado é que mesmo ocupando o espaço com maior concentração de banhistas de toda a praia, as partidas só terminam por volta do meio-dia, mesmo nos dias de domingo e feriado. É, sem dúvida, um exemplo a ser seguido pela rapaziada do futevôlei.

4 comentários:

  1. O blog está cada vez mais fantástico. Este texto ficou nota 10. Valeu Maurício.

    ResponderExcluir
  2. Boto fé que a gente ainda chega a esse patamar de organização. Um bom primeiro passo é nos estruturarmos - cadê você Rogerinho? - em prol da reativação da indispensável bomba de água doce.

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho - que vc atualizasse esse blog todo dia, toda hora. Gosto muito dos textos.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do blog, principlamente das enquetes. Sugestão para a próxima. Saber qual a melhor praia para jogar futvolei na Bahia. O bicho vai pegar.

    ResponderExcluir