domingo, 25 de março de 2012

Brasil conquista o título do Circuito Mundial de Futevôlei em Curitiba

Jornal FP

O Brasil levou a melhor e conquistou o título da primeira etapa do Circuito Mundial de Futevôlei 2012, disputado em Curitiba, na arena montada no Jardim Botânico. A dupla brasileira formada por Tatá e Pião venceu no começo da tarde deste domingo (25) os paraguaios Jesus e Widilfo Baez por 2 sets a 1 (parciais de 21 a 15, 19 a 21 e 18 a 7) e ficou com o ouro do torneio. Em terceiro lugar ficou a dupla de Portugal Marcos Floresi e Bruno Santos.


Neste domingo foram disputados os jogos da fase final do campeonato. No total, foram 16 confrontos disputados desde o começo da manhã. Classificaram-se para a semifinal os brasileiros Tatá e Pião, os uruguaios Christian e Oscar, os paraguaios Jesus e Widilfo Baez e os portugueses Marcos Floresi e Bruno Santos. Na primeira semifinal, a dupla do Brasil venceu os uruguaios por 21 a 6 e logo depois os paraguaios venceram Portugal por 21 a 8.

Na decisão do terceiro lugar, Portugal buscou a virada no placar nos instantes finais do jogo, após estar perdendo por 15 a 19, fechando o jogo em 21 a 19 e conquistando a taça de bronze. “Estamos trabalhando para o crescimento do futevôlei na Europa e em nosso país e essa conquista do terceiro lugar no Mundial é um indício de que estamos no caminho certo”, ressaltou Bruno Santos, de Portugal.

Final com muita emoção e vitória brasileira

A disputa do título reservou muitas emoções para o público, que compareceu em bom número nas arquibancadas e participou ativamente da conquista da dupla verde-amarela. Em quadra, Brasil e Paraguai confirmaram o favoritismo, representando as duas principais forças do futevôlei mundial na atualidade.

No primeiro set, a dupla brasileira mostrou confiança e personalidade para abrir uma boa diferença no marcador e fechar o jogo em 21 a 15. No segundo set, o Paraguai começou na frente, mas permitiu a virada brasileira. No entanto, nos instantes finais do set, os paraguaios retomaram a frente no marcador e fecharam em 21 a 19, o set mais equilibrado da decisão.

No terceiro e decisivo set, os brasileiros não deram qualquer chance para a reação paraguaia. Inspirado, Tatá demonstrava muita raça em cada disputa, o que empolgou ainda mais a torcida presente. E num ace de Pião, o jogo foi fechado com vitória brasileira por 18 a 7.

A dupla de Alagoas, que conquistou o terceiro lugar no Circuito Nacional de Futevôlei disputado essa semana em Curitiba, trabalha como professores de futevôlei em sua cidade. Ao final do jogo, com o título assegurado, eles agradeceram o apoio da torcida paranaense para a conquista do ouro. “Queremos agradecer todo mundo que veio aqui prestigiar e apoiar o futevôlei brasileiro”, destacou Tatá.

Atual tetracampeão do Circuito Mundial, o brasileiro Pião também destacou a boa organização do evento, que contou com o apoio da Federação de Futevôlei do Estado do Paraná, da Confederação Brasileira de Futevôlei e da Secretaria de Estado dos Esportes. “Todos estão de parabéns pelo grande evento realizado, com muita organização, valorizando muito a modalidade. Felizmente conquistei o título, o quarto no Circuito Mundial, ao lado do meu companheiro Tatá. Foi um bom jogo, muito disputado como deveria ser pelo que representa Brasil e Paraguai para o futevôlei e tenho certeza que o público saiu satisfeito pelo que foi apresentado durante toda a competição aqui em Curitiba”, afirmou.

As partidas foram acompanhadas pelo Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, que salientou a importância para o Paraná em sediar jogos do Circuito Brasileiro e Mundial de Futevôlei, chamando a população do estado para o esporte, fortalecendo relações e o interesse para que mais pessoas pratiquem a modalidade. “O Paraná é um estado acolhedor e para nós foi muito gratificante receber o melhor do futevôlei brasileiro e mundial. Parabéns a todos os atletas que participaram dos torneios, pois realizaram um grande espetáculo para todo o público”, disse.


Desde quinta-feira Curitiba esteve no centro do futevôlei mundial, com a realização na cidade de três competições: Etapa dos Circuitos Brasileiros Masculino e Feminino e a primeira Etapa do Circuito Mundial de Futevôlei. No total, 118 atletas participaram do torneio, disputado na arena montada no Jardim Botânico.

No Circuito Brasileiro Masculino foram 30 duplas de 12 estados, com o título sendo conquistado pelo pernambucano Alexandre e o alagoano Fábio. Já o feminino teve a participação de 11 duplas, com o título ficando com Lana (DF) e Patricinha (RJ). E na primeira etapa do Circuito Mundial foram 22 duplas de 17 países. As próximas etapas do mundial serão em Portugal e Dubai.

Fonte:
COM/SEES
Patrícia Bahr
comunicação@sees.pr.gov.br

quarta-feira, 14 de março de 2012

Melhores do dia

Jonal FP

Com partidas disputadissimas,de placares apertados, as melhores do dia hoje vem com destaque para Léa, que a cada dia vem se superando e mostrando quanto sua dedicação esta lhe trazendo bons resultados. Outro destaque também é a presença assidua de Junior, que ensina a todos aqueles que admiram o esporte de como se torce.


Quarta, 14 de março (manhã).

Léo Peixe e Mauricio 19 X 17 Léa e Olavo

Olavo e Kojak 19 X 17 Léo Peixe e Galeguinho

Paredão e Alex 21 X 19 Olavo e Kojak

Paredão e Alex 18 X 16 Galeguinho e Mauricio

Céu e Canga 18 X16 Léa e Léo

Céu e Canga 19 X 17 Tarcisio e Mauricio

Mauricio e Cleiton 18 X 05 Léa e Galeguinho

Cleiton e Galeguinho 18 X 00 Céu e Canga

Léa e Léo 18 X 14 Bambo e Tarcisio

Léa e Léo 19 X 17 Eric e Mauricio

Galeguinho e Cleiton 18 X 08 Kojak e Paredão

Galeguinho e Cleiton 18 X 16 Kojak e Paredão

terça-feira, 13 de março de 2012

Salãozinho classe A‏



Jornal FP


Ainda não foi desta vez que as mulheres do resto do Brasil mostraram que são capazes de desbancar as cariocas na altinha. As brasilienses da equipe Lago Paranoá chegaram bem perto, mas não conseguiram tirar o título do Rio de Janeiro: com 27 pontos, a equipe Pepê venceu a segunda edição do Red Bull Roda de Bola, que aconteceu neste sábado (10 de março), no Posto Nove, em Ipanema.


O quarteto formado por Ana Paula Manhas, Natalia Guitler, Natalie Martins e Paolla Vidal demonstrou muita técnica, estilo e controle de bola e foi o que mais impressionou o trio de jurados, composto pelo heptacampeão mundial de futevôlei Helinho, pelo surfista de ondas grandes Carlos Burle e pela promoter Carol Sampaio, que também é praticante de altinha.

“Ficamos muito surpresas com o título. Não esperávamos vencer, pois as outras meninas eram muito habilidosas e não conseguimos treinar muito. Optamos por seguir o nosso instinto e deixar o jogo fluir na hora, com o apoio da galera. Jogamos com muita alegria e acho que isso foi fundamental para o resultado”, explicou Ana Paula.


Para conquistar o título, as meninas do Pepê tiveram que fazer duas apresentações: na primeira fase, elas somaram 25 pontos e se classificaram na primeira colocação, empatadas com o quarteto Ipanema, que defendia o título. Além delas, se classificaram as equipes de Grumari e do Lago Paranoá.

Na decisão, porém, as meninas de Ipanema não repetiram o bom desempenho e terminaram em terceiro lugar, com 25 pontos. A disputa do título ficou mesmo entre Lago Paranoá e Pepê, com as cariocas vencendo por apenas 0,5 ponto.

“Foi uma bela final, um belo evento. A torcida de Brasília veio aqui para nos prestigiar e ficamos muito felizes com o segundo lugar. Mostramos que, apesar de não termos praia, nossa cidade, que possui uma cena de futevôlei muito forte, também pode ir bem na altinha”, declarou Lana Miranda.

domingo, 11 de março de 2012

Brasil é campeão na modalidade 4X4 de futevôlei

Jornal FP

Em partida muito disputada, a seleção brasileira, que, além de Renato, contava com Leandro, Fábio, Tatá e Pião, venceu o primeiro para os paaguaios por set por 25 a 19, mas os adversários empataram ao vencer o segundo por 25 a 22.


No tie-break, o Brasil levou a melhor e fechou o jogo em 15 a 14, para o delírio da torcida que lotou a arquibancada montada na praia de Copacabana.

O outro time brasileiro, liderado pelo ex-craque Romário, foi eliminado pelo o time de Gaúcho na semifinal e ficou em terceiro lugar, após derrotar a Itália por 25 a 18 na disputa do bronze.

Os italianos contavam com um reforço brasileiro, o ex-zagueiro Aldair, tetracampeão com Romário em 1994.

Hoje deputado federal, Romário foi nomeado no último dia 28 de fevereiro embaixador mundial do futevôlei, com o objetivo de levar o esporte às Olimpíadas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Caniggia confirmado no mundial 4X4 no Rio

Jornal FP

Começou nesta quinta-feira, no Rio, o II Mundial de Futevôlei 4 por 4. O torneio reúne craques de sete países nas areias da Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace.

Um dos favoritos ao título, o Brasil será representado por duas equipes, uma liderada pelo tetracampeão mundial Romário e a outra pelo craque Renato Gaúcho.

O país lutará pelo inédito título mundial medindo forças com as seleções de França, Espanha, Portugal, Argentina, Itália e Paraguai, o atual campeão.

Além dos craques brasileiros, o Mundial traz outras estrelas. Pelo Paraguai, destaque para o ex-craque do Fluminense Romerito; Aldair, que fez fama jogando pelo Flamengo e pelo Roma, integra o time italiano; Donato, ex-jogador do Vasco, comanda a Espanha; à frente do time argentino, está ninguém menos do que Caniggia, não o nosso campeão baiano, infelizmente, mas o carrasco do Brasil na Copa de 1990, quando marcou o gol que eliminou a seleção canarinho daquele Mundial.


Aos 44 anos, Claudio Caniggia diz não ver a hora de reencontrar antigos companheiros do futebol.O jogador argentino chegou ao Rio nesta quarta-feira e, nesta quinta de manhã, fará o único treino antes do torneio.
- Joguei com o Aldair, no Roma. Renato Gaúcho e Romário foram meus contemporâneos. Vai ser legal revê-los depois de tantos anos. Joguei amistosos com o Donato há uns três anos, na Espanha, onde moro atualmente – acrescentou.

Amigo pessoal de Maradona – de quem recebeu o passe do fatídico gol de 90 -, Caniggia exalta a evolução do futevôlei:
- Há 20 anos, só se jogava na praia por diversão. Hoje, temos um campeonato mundial com diversos países participando, algo que seria impensável tempos atrás. Não havia televisão transmitindo, muito menos patrocinadores – ressaltou ele.

Confira as escalações de todas as seleções:

BRASIL 1: Romário, Leo Tubarão, Anderson, Alexandre e Helinho

BRASIL-2: Renato Gaúcho, Leandro, Fábio, Tatá, Pião

ITÁLIA: Aldair Mazzieri, Montanari, Bernardo, Denny

PORTUGAL: Oceano, Bruno Santos, Marco, Alex Oliveira, Bruno Alexandre

URUGUAI: Tabaré Silva, Christian, Chueco, Seba, Nico

PARAGUAI: Romerito, Quicho, Jesus, Victor, Odi

ARGENTINA: Caniggia, Mariano, Sebastian, Lizandro, Pablo

ESPANHA: Donato, Alex, Nacho, Cabanillias, Jorge